sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Como Usar Mesa de Som em Estúdio?


Bom, esse realmente é um assunto muito discutido entre donos de estúdios e curiosos da área.Qual a função de uma mesa de som dentro de um estúdio? Bom vou abordar apenas três simples temas, as mesas que tem função dentro do estúdio, as que não tem nenhuma função dentro do estúdio e as que servem apenas para "inglês ver".Mesas que tem função: As mesas para terem alguma função dentro de um estúdio precisam de alguns pré-requisitos, primeiro ter uma boa qualidade de preamplificação, quer dizer ter um bom preamp. Segundo, precisa ter direct out (pré/post fader), para dai sim tirar um som direto do canal sem perda de qualidade. Terceiro, precisa ter vários recursos de equalização, como uns 2 ou 3 controles paramétricos, para quem quer usar o sinal post fader. Quarto, precisa-se de vários auxiliares, para fazer as mandadas de fones para os músicos... (essa é a característica menos importante, mais tem seu valor) Bom, então resumidamente, a mesa precisa ter no mínimo esses recursos para ter alguma funcionabilidade dentro do estúdio. As mesas que tem essas características são mesas caras e que normalmente são feitas direcionadas para estúdio mesmo. Exemplos de marcas que vão ter mesas direcionadas pra isso e com boa qualidade são:  Mackie, Allen & Healt, Soundcraft, Midas e as que são de outro nível como Tac Scorpion, Amek, SSL, TL Audio, etc. etc.Mesas que não tem função: Existem algumas mesas que nem prestam pra inglês ver, apenas ocupam espaço. Não vou me ater muito a isso, mais pensem... Qual a função de ter uma Wattsom ou ALTO dentro de um estúdio, ela não tem preamp bom, não tem direct out normalmente, tem 2 auxiliares, equalizador então... nem fala.... Então não presta pra nada mesmo, existem ainda outros modelos da behringer que também acompanham essa mesma linha de raciocínio. Já tem alguns modelos da behringer que servem apenas como um control room, onde passará todo o sinal pela mesa. Mais isso não aconselho também, por que muitas vezes é melhor pegar a saída direta da interface de áudio, que você terá melhor qualidade de sinal do que passar pela mesa de som ruim.

Mesas que são pra "inglês" ver: Existem alguns modelos que não tem função nenhuma para gravação, não tem preamp legal, nada de bom; mais são grandes, coloridas, cheio de botão e que acaba impressionando o cliente. Dai você coloca a saída da interface na mesa de som, apenas para aumentar o fader e o cliente ver que a mesa funciona mesmo. rs Esse tipo de mesa normalmente são mesas grandes e direcionadas para PA, onde não tem direct out, o equalizador é mais ou menos bom, tem apenas inserts por canal (não aconselhado para gravação profissional, apenas quebra o galho); Então esse tipo de mesa se souber usar, da pra impressionar os clientes, e não podemos menosprezar essa atitude, acho que é uma das coisas importantes pra um estúdio, é a parte estética. Muitas vezes descuidamos dessa parte e acabam perdendo trabalho por conta disso. Já falei em outro tópico sobre a importância e do cuidado que devemos ter com a estética.
Resumidamente, veja qual a função real que te motiva a ter uma mesa dentro do seu estúdio e veja que tipo de mesa você precisa ter, quais as características. E no final das contas faça o que achar melhor pra você, o que cabe no seu bolso principalmente e o que você acha que vai te fazer ganhar clientes, trabalho e dinheiro. Boa Sorte!!


Um comentário: