segunda-feira, 18 de abril de 2011

Fiz uma sociedade! O como devo combinar os lucros?

Bom, já que não teve jeito e você se juntou a uma pessoa numa sociedade, vamos la...
Vou dar algumas dicas e opiniões minhas sobre como devem fazer de uma forma prática a divisão de tarefas e lucros.


A primeira coisa quando vai começar uma sociedade, deve-se saber que um dia vai acabar, e como será essa partilha de bens, quais as coisas que cada um vai pegar, e as coisas que compraram enquanto estavam juntos.
"Sociedade é igual casamento, nunca se sabe o que vai encontrar pela frente." rs
A melhor hora de decidir essas coisas, com certeza é no começo, pois não tem atritos, então pode ser que se for decidido esse tipo de coisa em outro momento e em situação mais adversa, a partilha pode não ser a mais justa.


Após ter feito isso, deixe bem definido as funções de cada um nessa jornada, é como uma viagem num submarino, cada um precisa fazer sua parte sem falhas pra que o submarino não afunde. Então deixe bem definido e se possível até escrito...


O grande motivo para separação sempre é a desavença entre os sócios. No começo, quase nunca é medido o que cada um está fazendo de fato, e cada negócio fechado e tomado com celebração. Os lucros normalmente divididos ao meio, e a alegria predomina, a frase que sempre é dita: "pelo menos o negócio ta andando". Engano seu, dentro de pouco tempo essas coisas vão fazer a diferença, porque se tem um que trabalha mais, uma hora vai se encher de ficar dividindo meio a meio com o outro que só vai no final da tarde pra tomar alguma coisa e dar risadas.
Então essa pessoa que mais trabalha, particularmente começa a fazer contas como que se não tivesse que repartir o dinheiro. Daí se essa pessoa ainda conta pra sua esposa, meu amigo, acabou, ela vai fazer o papel de advogado do diabo, e vai periodicamente perguntar se essa semana você vendeu mais, ou produziu mais que seu sócio.


Bom, os próximos motivos para ruptura de sociedades são: eficiência no trabalho, estilo profissional, e desconfiança.


Bom, pra finalizar.
Sociedades podem ser importantes e fundamentais para o crescimento profissional de várias pessoas. Muitas empresas hoje que são conceituadas e de grande porte começaram com sociedades. E outras ainda continuam até hoje.


Minha opinião é, faça tudo, pense tudo, escreva tudo, deixe todos os possíveis assuntos e questões definidos no começo da sociedade, onde o clima é de animação, descontração.


Como falei antes, melhor só do que BEM acompanhado, mais em alguns casos isso não se aplica, então se for mesmo necessário se filiar a alguém, faça isso, mais tente amarrar tudo de uma forma que não perca um amigo depois de um tempo...


Elias Assunção
PlayCo.Audio