segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012


Estúdios de Grande Porte?
Pra que?

Com esse novo segmento em home estúdios no mercado, grandes estúdios e gravadoras quebraram, porém, em contra partida outras empresas se adequaram a esse novo mercado.

Qual é na realidade a função de um grande estúdio profissional?

Com a popularização dos equipamentos de estúdio, tornou-se muito fácil e acessível você ter condições dê na sua casa, no seu quarto, possuir um home estúdio para gravar seu som.
Hoje em dia é muito fácil você ter condições de publicar um material que tenha vontade ou que você tenha criado. Porém, para se alcançar uma qualidade profissional, já não é tão fácil como se pensa ou imagina, não basta apenas ter uma mesinha de som, um monitor de áudio e um microfone para se conseguir chegar em qualidades sonoras profissionais.

Existem alguns pré-requisitos para se chegar a este  som de qualidade profissional, como de um cd comercial por exemplo, são eles:

Conhecimento

 Se faz necessário o conhecimento técnico sobre o assunto, sobre frequências, ondas, mixagem, equalização, etc...  não tem como você ter um som final e profissional, sem você ter um mínimo de conhecimento técnico sobre o assunto.






Experiência
Ter experiência é fundamental. Provavelmente não será nas suas primeiras gravações que haverá satisfação total com o resultado extaído. Algumas pessoas fazem cursos dentro da área de aúdio profissional e aprendem as idéias e os conceitos básicos, só que experiência não é algo que se compra ou vem acompanhado no pacote, portanto, não é com um certificado em mãos que nas suas primeiras gravações,  você vai ter um resultado esperado ou de um som profissional comercial que você almeja e tem como referência.


Tratamento Acústico

O tratamento acústico na sua sala é um dos principais pré-requisitos para se chegar numa qualidade profissional do seu trabalho.
Nos dois passos acima citados anteriormente, é possível tê-los no seu home estúdio, ou seja, você pode ter equipamentos de qualidade profissional e ter conhecimento profissional técnico sobre o assunto, porém o mais difícil é ter um tratamento acústico apropriado, é ai então, voltando ao assunto chave, que entra a utilidade de um estúdio profissional de grande porte.
Normalmente o que é feito no seu home studio, são as gravações de instrumentos que não se façam necessário o tratamento acústico, por exemplo, gravação de guitarra, gravação de baixo plugado, teclado MIDI ou em áudio via P10, todos esses instrumentos você consegue gravar com qualidade e de certa forma, "devem" ser gravados no seu home.
Agora, gravação de vocal, gravação de bateria , violão, até mesmo microfonação de amplificadores, caso você queira chegar num som diferenciado, essa parte realmente é recomendável ser feita num estúdio grande.
Nesses estúdios você encontra experiência profissional, conhecimento técnico, salas com tratamento acústicos apropriado para cada tipo de situação, e vai poder finalizar o seu trabalho com mais garantia.

Após ter feito a captação no estúdio profissional de grande porte,  você pode levar esse trabalho para o seu home estúdio e fazer o tratamento, a edição e finalização dos seus projetos. Porém, não podemos esquecer de uma parte que por muitas vezes é desprezada, a masterização .
Podemos dizer que  30% à 40% da qualidade do seu trabalho é devido a uma boa ou má masterização, os outros 60% à 70% dependem de você, da captação, do seu trabalho e mixagem, mas ressaltando, 30% à 40% é MASTERIZAÇÃO.
Atente-se por que de fato é algo extremamente importante e que o estúdio profissional vai poder também estar lhe oferecendo.

Aproveite as dicas dadas aqui, e façam bom proveito.