terça-feira, 6 de março de 2012


Processamento DSP



Bom, resolvi escrever sobre esse assunto por conta de alguns debates que tive em um fórum sobre esse assunto.
Pra explicar o que é um processamento DSP, qual a sua função e as tendências do mercado vou falar o mais breve possível.

 Quando se fala em processamento por DSP (Digital Signal Processing), estamos falando de uma dispositivo que vai fazer esse trabalho externamente e “separadamente”do seu computador ou do processamento dele.

 Um processamento DSP nada mais é do que você dar uma folga p/ seu computador, quando se fala em mixagem, temos normalmente vários plug-ins insertados nos canais, instrumentos virtuais rolando, a conversão do sinal DA para os monitores, e isso gera uma quantidade de erros que não conseguimos identificar ou ao menos ouvir, mais eles estão ai.

Bom, quando eu falo que o processamento DSP é melhor para um estúdio, não estou descartando a possibilidade de usar o processamento do seu computador Intel, AMD, etc... estou apenas dizendo que quando você tem a “ajuda”de um sistema DSP externo via USB, Firewire ou PCI, PCIe, você oferece mais liberdade pro seu computador processar com mais tranquilidade, outros aplicativos e também deixar sua plataforma ainda mais estável.

Muitas vezes empresas que tem seus equipamentos externos como Yamaha, Lexicon entre outras, tem seus mesmo processadores dentro do computador para serem processados de várias formas, quando se trata de processadores na maioria das vezes são apenas duas empresas que fazem esse tipo de coisa, que são a Motorola e Texas. Então o mesmo processador que vai em uma rack da Yamaha m7cl, ou num Lexicon, vai numa placa de processamento DSP PCIe.

Então, veja que as coisas se encaixam quando pensamos assim, é muito mais fácil a Lexicon que já tem experiência em processamento externo de rack, produzir um plugin e ainda o hardware PCIE por exemplo, ele consegue direcionar o fluxo de trabalho do seu hardware muito melhor do que umaIntel ou AMD que tem seus recursos direcionados um uma forma global deprocessamento, não dedicados.

 Processamentos DSP, acredito firmemente que estará emmaior acsenção dentro de pouco tempo, já que a qualidade de vídeo estámelhorando, os programas estão usando ainda mais gráficos rebuscados e issoestá exigindo cada vez mais que os processadores tenham uma capacidade aindamaior para tais aplicações.

Meus amigos, que fique bem claro, que não estou falandoque isso é necessário para home-studios, onde você vai mixar 10 canais de umamusica, estou falando de gravações profissionais de bandas, onde normalmenteusa-se 50 canais, 60 ou mais.

Nesses casos, daí sim faz a diferença e fica ainda mais evidenciada a necessidade de uma mão auxiliadora que os DSPs te darão.

 Bom, quando se fala ainda em processamento, existe na mesma direção as conexões que estão melhorando ainda mais a sua capacidade de transmissão de dados, USB 3.0 é o mais puro reflexo disso. Não faria nenhum sentido você ter um sistema DSP onde fosse com USB 2.0 ou ate mesmo firewire, por que o tempo que ele leva para processar o áudio, e fazer todo o processo de conversão,acaba não fazendo diferença pela conexão que não tem capacidade de transmitir tamanha taxa de amostras.


Muitas vezes os grandes e médios estúdios tem uma deficiência que é suprida pelos sistemas DSP, justamente pelo que foi citado, quanto mais processamento o seu computador utilizar, maior vai ser a quantidade de erros, e isso vai influenciando cada vez mais no resultado final da sua mix. Então não é a toa que quando você coloca muitos plugins e sobrecarrega seu processador ele começaa travar, dar latência.

Bom, estou falando nesse artigo pra pessoas que justamente usam e precisam dessa quantidade de processamento e que trabalham no dia a dia em situações descritas. Agora, usuários que tem trabalhos mais leves, poucas tracks nem sentem falta desse recurso e muitas vezes não entende o por que desse tipo de equipamento.

Então é isso aew pessoal, abraços