domingo, 19 de junho de 2011

Quero microfonar Amplificador, será que é bom?!!

Bom, vamos falar de um assunto que é interessante.
Microfonação de amplificadores.

Existem no mercado de áudio varias literaturas sobre microfonação de amplificadores, mais poucas pessoas se arriscam a microfonar (principalmente home-studio).
Essa já é uma prática utilizada nos estúdios profissionais a tempos, mais que parece inviável para quem está começando a montar um estúdio. Bom, falo que não  é!!!

A sonoridade que se "tira" microfonando amplificadores, é muito melhor do que as tradicionais gravações em linha. A pressão sonora é bem maior, a definição de frequências também, você consegue mandar o som pronto para sua interface de gravação.
Algumas pessoas tem argumentos como dizendo que não tem sala preparada para esse tipo de técnica.

Vou dar algumas dicas que utilizo e que podem ser úteis para esse fim.

Para salas de gravação onde a acústica não tem tratamento, quando foi pego uma sala apenas e colocado os equipamentos de gravação, o ideal seria trabalhar com 2 microfones. A grande sacada é aumentar bastante o volume do amplificador, colocar um dos microfones bem perto da boca do falante.
Fazendo isso você em alguns casos consegue dar menos volume do preamp, consegue até dar um corte no microfone se ele tiver essa opção e com certeza vai ter um som muito interessante de guitarra ou baixo.
As opções que podem servir para esse primeiro microfone seriam, o AKG 414 (com corte), akg parception (com corte) e microfones dinâmicos como RE-20 ou Shure SM 57.

Já o segundo microfone seria para ambiência, pra ter uma segunda opção pra "molhar o som" caso seja necessário, essa microfonação com 2 microfones, é mais utilizada onde a acústica da sala é tratada, por que normalmente esse segundo microfone é um microfone mais sensível, um condensador ou algo do género. Dependendo da sua sala, se não tem muito ruído, compensa fazer isso para testar, e se rolar algo que compense, é só usar.

Sobre microfonação de baixo, as técnicas são as mesmas, apenas um detalhe é: Os microfones com diafragma pequeno não capta tanto os graves como um de um diafragma grande, então de preferência, em microfonação de amplificadores de baixo, utiliza microfones condensadores com cortes.

Bom, essas são minhas dicas, e façam isso, teste, tente tirar som que com certeza vai ter uma mudança muito grande quando você achar o ponto de microfonação do seu ampli, e sua sonoridade em gravação vai ter um salto enorme.

Abraço a todos e vamos gravar!!! hehehe