sexta-feira, 8 de outubro de 2010

To começando! Preciso de trabalho!! O que faço???


Na minha curta vida de músico, técnico de áudio e curioso, descobri algumas técnicas que são importantíssimas na hora de fechar um negócio ou uma prestação de serviços. Vou descrevê-las na ordem que acho que devem-se ser:



1. Esteja sempre disposto: Quando se fala em disposição a todo momento, já vem na cabeça a palavra exploração, trabalho sem remuneração, trabalho de madrugada, favores, chateação, briga e assim por diante. Mais este é um ponto que sem ele não tem como crescer, pergunte a pessoas que você acha que esta bem colocada musicalmente, ou dono de um estúdio de sucesso, e pergunte pra ele se ele já não passou por todos os pontos que descrevi acima, antes de chegar onde ele está. Logo você verá que estar sempre a disposição de pessoas é muito importante.

2. Abraçe projetos: Abrace projetos de pessoas iniciantes como você, mesmo que seja projetos que a principio pareçam "furadas" e que muitas vezes são mesmo, mais tente sempre reverter a situação, pois nem todos os projetos que tem tudo pra dar errado vão dar errado, muitas vezes vai ser num projeto "furado" que você vai ser conhecido como "a pessoa que fez um milagre". Então abrace projetos que muitas vezes não serão remunerados da forma ideal, mais que trarão coisas pra você que valem mais que dinheiro que são: conhecimento e experiência.

3. Estude sempre: O mundo não para, o as informações e inovações estão a todo momento se renovando, então separe um tempo para pesquisar sobre sua área, dedique tempo a pesquisar formas de desenvolver melhor sua área de ação, em adquirir conhecimento, mais nunca se esquecendo que existem outras coisas relacionadas e vinculadas que tem uma suma importância no crescimento musical que são: conhecimento técnico sobre musica, conhecimento técnico sobre gravação e conhecimento técnico sob equipamentos. Então tente unir da forma mais saudável todos esses ramos de conhecimento.

4. Melhore seu equipamento: Quando se trata de estúdios, existem mitos que nunca vão acabar como: "o Avalon é o melhor preamp do mundo" ou " o pro tools é o melhor software do mundo" ou ainda " não existe nada melhor que Neumann U87"...rs
Então esqueça mitos, e quando vierem falar sobre equipamento, que esse é melhor, ou aquele é melhor, leve em consideração a palavra de pessoas mais experientes, mais não tome isso como uma "lei", por que de acordo com que vai aumentando seu conhecimento musical e técnico nos diversos segmentos da musica, você vai vendo que existem coisas que você nem imaginava que existia, então vai com calma que por mais que você pense que saiba, ainda tem muita coisa que você precisa saber...

Então vá trocando aos poucos os equipamentos, vá melhorando seu estúdio, cuide da parte estética do estúdio como um todo, por que isso conta muito, para pessoas que não conhecem você, seus equipamentos, nem seu trabalho, a primeira coisa que vai contar vai ser a parte estética, o que você vai mostrar pra ela.

A sua apresentação pessoal é importantíssima, ressalto isso por que é uma das coisas que ninguém diz, mais que faz muita diferença, esteja sempre com uma boa aparência perante aos clientes, seja educado, trate bem e nunca menospreze o conhecimento do cliente, por que você precisa dele, e todos gostamos de ser respeitados.

5. Tenha prazos e cumpra com eles: Muitas pessoas acabam com sua carreira por irresponsabilidade no cumprimento de prazos e metas.
Então sempre que você der um prazo, ou marcar horário, sempre tenha em mente que você precisa entregar o trabalho ou estar no horário combinado com tudo pronto.
Então se marcou horário pra gravação, cheque antes no estúdio, monte tudo antecipadamente para quando o cliente chegar você já esteja com tudo pronto pra começar, ninguém gosta de ter a impressão que estão sendo passados pra traz.
Se pegou um serviço pra fazer e tem prazo pra entregar, tente entregar antes, se programe para fazer o melhor serviço no menor tempo. Não que pode-se fazer correndo um serviço que vai ficar uma droga, das duas formas você acaba se queimando, ou atrasado ou fazendo coisa rápida porém ruim. Ache sempre o meio termo e trabalhe da melhor forma possível.

Essas são minhas dicas pessoais com base na minha curta vivência no ramo musical como: músico, técnico de áudio PA, técnico de estúdio, produtor musical e atualmente vendedor de equipamentos top de linha para estúdios profissionais.

Elias Assunção / PlayCo.Audio