segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012


Avid X Cliente

Bom nesse post  eu vou prestar um pouco da minha revolta quanto  a esse novo segmento da então agora Avid.
 Depois do lançamento do Pro Tools 9, houve uma grande alegria para os donos de estúdios  e usuários do sistema, por que imagina só poder  usar  qualquer interface com o Pro Tools, sendo que, até então  era fechado exclusivamente com a Digidesign? Antes só era possível  usar o Pro tools se tivesse em mãos um hardware da Digidesign ou M-Audio.

Muito bem, com o novo Pro Tools 9, houve então uma liberação para qualquer placa, bacana não é? Por um lado sim, era algo que faltava para  facilitar nossas vidas, só que tudo tem um por que não é verdade? Nada acontece por acaso, na verdade isso  foi uma jogada ilusória para os usuários do Pro Tools. Veja bem um exemplo, se caso o seu hardware não estiver sendo direcionado até a Avid , a própria  não oferece mais possibilidade de você usar toda a qualidade e todo sistema da sua DAW.
 A Avid lançou a pouco tempo o Pro Tools 9 e não demorou muito pra lançar o Pro Tools 10 com inovações, ou seja, quem fez um investimento à 6 meses atrás comprando um Pro Tools 9 que era então o maior lançamento da Avid, perdeu dinheiro, por que depois de uns 8 meses já lançaram o Pro Tools 10 com novas opções e possibilidades e já deixaram descartado o Pro Tools 9. Como o Pro Tools ainda é (ainda né), o software mais usado, então de certa forma, há poder de se fazer o que bem  entender.


Outra coisa revoltante são os preços de interfaces de placas DSPs. Hoje em dia pra vc ter um Pro Tools HDX que é o mais novo lançamento da Avid, você vai estar desembolsando 7 mil dólares só na placa, que vai então processar os novos plugins AAX, abrindo  inúmeros canais de gravação. Ainda dá pra usar a interface da Digidesign do Pro Tools HD , não precisa ser da Avid, só que se for optar por ter uma interface da Avid com o sistema HDX,  esse investimento não sairá menos de 30 mil reais!!! Então em vista dessa situação, isso acaba sendo um absurdo e uma falta de consideração com os clientes da Avid, que já usam há tempos o Pro Tools HD, enfim , eles fazem o que querem com  os clientes.
 É fato que  enquanto não houver uma mudança drástica nessa linha de pensamento da Avid ,provavelmente vai ser  muito difícil ter essa popularização que eles tanto querem pro sistema Pro Tools HD ou Pro Tools normal mesmo, azar o deles não é verdade?

Dicas
O que seria de nós se apenas houvesse a alternativa Pro Tools e não existissem outras  alternativas? Acredito que seria muito tenso. Como há outras opções deixo aqui a minha:

Pra mim a melhor opção seria você adquirir um conversor de A/D e D/A de uma outra marca, utilizar um outro sistema de gravação como Cubase, Sonar, Nuendo, Sound Forge, i Logic entre outras, isso irá sair bem mais em conta e não haverá necessidades de se prender  há um novo sistema Pro tools e ter que ficar usando os hardware da Avid por preços alarmantes, tirando que a qualidade que pode-se obter com  esse sistema PT, pode-se perfeitamente obter a mesma qualidade ou até melhor, com equipamentos de outra marca.
Então hoje foi mais pra deixar aqui a minha revolta em relação a essa nova política de mercado da Avid, uma política nova e ao mesmo tempo bem conhecida.